domingo, 7 de outubro de 2007

Trabalho, batente, lida

Meu trabalho aqui começou antes de ontem, dia 6/10 a noite. Eu sou guarda noturno, e eu vou contar aqui um pouquinho das minhas funções, da minha rotina, etc.

Meu horário é das 22:00 até às 07:00 da manhã, e somos em 3 pessoas aqui na segurança: eu, o Petri(da Finlândia) e o Michael(alemão). Temos 3 postos: recepção, ronda e portão.

Recepção
É o mais tranqüilo, porque o trabalho é basicamente só olhar na tela do computador, que mostra as 4 câmeras espalhadas pelo Yad Hashmona, eventualmente atender o telefone(que quase nunca toca, porque, supostamente, não tem ninguém na recepção essa hora), e também atender algo que as recepcionistas falaram(por exemplo, hoje a recepcionista disse que um hóspede chegaria às 2:00, e outro grupo às 3:00). E, como é um lugar bem tranqüilo e sossegado, e também pelo fato de ser a noite, e silêncio, essas coisas todas, esse trabalho pode dar sono, então é liberado o uso de lap top, ler livros, etc, então eu escrevo meus artigos(wow) geralmente aqui(como agora). Na recepção também se escreve relatórios sobre o que acontece a noite, do tipo, “em tal horário a ronda foi andar”, ou “o alarme de tal lugar disparou tal horário por tal motivo”.

Ronda
A ronda ao fica o tempo todo rondando pelo Yad Hashmona. Geralmente a pessoa que está na ronda sai de duas em duas horas, e leva mais ou menos 40 minutos pra terminar. Enquanto eles não estão rondando, eles ficam na recepção. O trabalho deles é verificar se as portas estão trancadas, se ta tudo ok pelo kibutz. Nas madrugadas de sexta pro sábado e de sábado pra domingo, a ronda trabalha mais, eles saem mais freqüentemente, não sei direito o porque, mas acho que tem a ver com questões religiosas(a religiosidade atrapalha nossas vidas né? hehe)! O Petri me disse ontem que eles estão no meio do feriado deles de Ramadã, e que por isso pode estar mais perigoso, mas quinta feira que vem já acaba isso aí, e tudo volta à normalidade.

Portão
O portão de entrada do Yad Hashmona fica fechado de madrugada, das 22:00 até às 05:30, e um dos 3 seguranças fica lá. O trabalho é bem simples também, abrir e fechar o portão, pra quem entra e pra quem sai. Quem entra, obviamente, só entra identificado. Quem fica no portão também pode levar livros pra ler. Tava conversando com o Michael hoje pouco antes da gente entrar no batente, e ele disse que já leu 4 livros inteiros, e começou o quinto hoje. Tem dias que alguém de nós está de folga, e não tem substituto, então o portão fica sem ninguém, porque lá tem câmera, e podemos monitorar pela recepção. Quando é assim, o carro que chega, como não tem ninguém lá, ele tem que ligar aqui na recepção pra se identificar, o número fica numa plaquinha lá no portão mesmo. É muito simples, liga, se identifica e entra, se não ligar, não entra.

O Petri é segurança profissional, anda todo de preto, cheio de apetrecho(lanterna, canivete, spray de pimenta, etc), e ele leva essa segurança bem a sério(não que eu discorde disso, mas talvez seja um pouco exagerado, tem até um cachorro treinado que anda com ele).

É isso, esse é meu noite-a-noite.
Amo vocês
Augui

4 comentários:

Carmen disse...

Que legal, Gu!!
Fiquei bem feliz que vc está curtindo. Tenho certeza de que o seu testemunho servirá de edificação para os jovens que acompanharão seu "noite-a-noite".
Ore por nós, pela Rede, pelos líderes da Igreja, por seus pais e pela conversão do Brasil... Ore pelos judeus...
Que Deus te abençoe muito aí, viu, amigão!
Quando puder, manda teu endereço daí pra que a gente possa mandar livros pra vc.
Bjão.

Moscato Serralheria disse...

Menino baaaauuumm!

Hehehe, que bacana!

Que Deus te abençoe muito neste novo trablaho e que você faça discípulos de todo lugar do mundo aí, em nome de Jesus! Uhuhuhu, bjos e muitas saudades!

Ass: Paulinha!

Unknown disse...

Augui...
Fiz outra apresentação na facu hje..resolvi dividir com vc, ja que antes de ir perguntou qdo eu ia dar minha proxima aula...to mto feliz!é isso mesmo que eu quero fazer!!!
To acompanhando seus dias, é uma forma de ficar mais perto tbm...
Agora que eu te imagino dormindo em frente as cameras de segurança...ahhh, isso eu imagino sim!!!
Levou o livro que eu dei...já dava pra ter lido hein!!hahaha
e a pulseira??deu pra arrumar??
Um beijo enorme
Saudade
JuZinha

Unknown disse...

Mandei meu tgi para um congresso na Universidade São Franciso....acabei de saber que ele foi aceito...falta ainda a resposta de mais dois trabalhos que enviei...Uhuuuuuuuuuu, to mega feliz!!!
bjos