sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Culinário Israelense

Hoje é quinta feira, dia 11/10/07, são exatamente 18:58 da noite, eu vou tentar escrever rapidinho porque às 19:30 tem Estudo Bíblico aqui, os estudantes que fazem, talvez eles que tenham organizado também, não sei(toda quinta feira tem estudo bíblico!).

Então, vou falar um pouco sobre a culinária daqui. Claro, vou falar do que eu já conheci ou tive experiência, porque com certeza tem muitas comidas tópicas daqui que eu não faço idéia, tem outras que eu sei que existe, mas nunca comi, etc...

No Hotel:
Todo mundo sabe que comida de hotel é muito boa. E a do hotel de Jerusalém num era muito diferente.
Tem coisas aqui que tem em todas as refeições, como pasta de hômus, coalhada, pão sírio e salada. Essa salada é assim: pepino, repolho, pimentão e tomate(deve ter mais coisas que eu não detectei), tudo ralado. Talvez já venha levemente temperada, num sei, mas ela até que é gostosinha. Têm outros tipos de salada também, mas num são exatamente saladas, são os legumes ralados...é cenoura ralada, pepino fatiado, tomate cortado, repolho ralado, pimentão...sempre tem tomate-cereja também.
No café da manhã sempre tinha um iogurte parecido com Danette, era uma delícia. Sempre tinha também omelete, às vezes ovo mexido ou cozinho. O prato era todo dia igual..hahaha...
O almoço eu num comi nenhuma vez no hotel, porque a gente tava sempre nos passeios, mas deve ser igual a janta..;-)
Na janta, além de tudo aquilo que é “coringa”(hômus, coalhada, pães e saladas), sempre tinha arroz, mas cada vez de um tipo(ou daquele que nem tem no almanara, arroz árabe, sei lá, ou branco, ou com frango), algum tipo de peixe, acho q com molho de alcaparra, frango(às vezes cozido, às vezes assado, às vezes empanado como nuggets, às vezes como palito..), tinha algum tipo de carne também. A sobremesa é meio coringa também, é sempre a mesma, e isso é mais parecido com as sobremesas brasileiras, não tem muito o que discorrer sobre, apesar de ter o gosto diferente.

No Yad Hashmona:
A comida aqui é parecida com a do hotel até, mas, logicamente, sem a variedade lá encontrada. As comidas “coringa” são coringa aqui também(hômus, coalhada, pão, saladas), quer dizer, têm em todas as refeições. Na verdade, o café da manhã é composto só de comidas coringas! Hahaha..olha que revelação que eu tive agora. Só às vezes que têm algo diferente. Por exemplo, hoje teve salsicha e steak de frango. Tava gostoso até, mas achei meio gorduroso. O arroz daqui também é bem diferente, apesar de ser branco, sei lá, é meio esquisito...o tempero...num sei explicar..
Mas basicamente a comida daqui do Yad é bem parecida.

Tem uma comida que é típica daqui, que eu ainda não comi, e dizem que é maravilhosa. Chama “Falafel”. Num sei direito com o que que é, se num me engano é com pasta de grão de bico(hômus? Mas quando me explicaram o que era, num falaram hômus...estranho) em bolota(tipo almôndega), e frita, deve ter salada dentro também, no pão sírio. Assim teoricamente não parece lá essas coisas, mas pela propaganda quer fazem, deve ser uma delícia!
Eu comi um sanduíche uma vez q era assim: pão sírio, maionese, salada, hambúrguer(num sei se era exatamente hambúrguer, mas parecia) e batata frita(pois é, batata frita dentro do sanduíche). Era bem gostoso, ainda mais com a fome que eu tava...hahaha...isso aí foi na lanchonete do Mar Morto.

Fato curioso: pela culinária daqui, não pode misturar carne com queijo, não sei porque, mas num pode. É engraçado, no Mac Donald’s o Big Mac num tem queijo...haha...é estranho.

Sinto falta da comida brasileira, de um belo churrasco...mmmm...mas acho que dificilmente vou comer por aqui né? Hahaha...será que tem algum restaurante brasileiro em Jerusalém ou Tel-Aviv? Puts, ia ser uma ótima né?? Já pensou, eu to andando por algum lugar por aqui e me deparo com um restaurante por quilo brasileiro, com comida típica, e barato?? Fiquei até com água na boca...hehehe
Com certeza a minha primeira refeição quando eu voltar pro Brasil vai ser churrasco. A segunda japonês. Depois uma pizza...ai ai

É isso.
Amo vocês

Augui

4 comentários:

Moscato Serralheria disse...

Augui! Vou te mandar uma feijoada com guarnição grande pra você saborear, ok? hahahahaha

Moscato Serralheria disse...

Meu, fiquei imaginando o big mac sem queijo...que parada sinistra! rsrsrs

Israel Gospel News disse...

hahaha
uma feijuca???
eu recebo!!!!!!
hummmmmmmm
hahaha
bjo

Unknown disse...

QUE PORCARIA É ESSA MESMO A GENTE COLOCA CULINÁRIA DE ISRAEL E APARECE UMA PORCARIA DESSA!!