segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Na guarita

Hoje é segunda feira, dia 15 de outubro(madrugada pro dia 16), e eu to no trabalho, na recepção olhando as 4 câmeras de segurança daqui do Yad Hashmona. Como ta tranqüilo, dá pra eu me comunicar com vocês... :D

Essa é a segunda função que eu posso exercer aqui no meu posto de guarda noturno: guarita! E que eu exerci pela primeira vez faz uns 4 dias, e hoje vim contar a experiência.

Era sexta feira passada, quando estávamos nós 3 aqui no batente(e isso é difícil, pq como cada um tem 2 folgas por semana, só temos um dia por semana com elenco completo aqui), e esse seria o dia que eu ia aprender na raça lá.

Essa sexta coincidiu com o final de um feriado árabe aqui(os feriados parece que duram todos uma semana...haha), o Ramadã, e que, por isso, os árabes poderiam fazer alguma coisa contra judeus, não sei, mas o fato é que a gente precisava ficar alerta. Ainda mais eu que sou da segurança aqui...hehehehe.

O trabalho da guarita até que é simples, é abrir e fechar o portão(a cancela), mas num é qualquer pessoa que pode entrar(senão anularia a função do guarda), porque 22:00 nós fechamos, e a entrada de pessoas fica restrita só a hóspedes, voluntários(que geralmente não tem carro) e membros(pessoas que moram aqui).

Tudo certo então, fomos lá pra guarita, pra ele me dar as últimas instruções e dicas. Nesse momento que estávamos lá juntos, dois carros quiseram entrar, e 3 pessoas a pé, e todas essas pessoas não puderam entrar.
Nessas últimas instruções, ele me ensinou a manusear: spray de pimenta(eu fiquei com um lá comigo, caso acontecesse alguma coisa), me ensinou técnicas, falou como que eles usam na Finlândia, falou os sintomas de espirrarem no seu olho isso..etc...foi uma verdadeira aula de spray de pimenta; cassetete, mas é um cassetete diferente, num é esse trambolho que a polícia brasileira usa, é um que parece um tubo de desodorante Rexona(pelo tamanho), mas ele abre, e fica parecido com uma vara de dar aula(sabe aquelas varas antigas de apontar as coisas na tela do retro-projetor?), mas um pouco menos, com uns 30cm...e o cabo emborrachado pra num escorregar...me ensinou onde bater com ele, onde num pode bater, onde pode matar se bater, etc...ensinou também a posição que o seu corpo tem que estar pra usar esses dois utensílios, deu noções também de imprevistos, essas coisas. Eu tava esperando a hora que ele ia me ensinar Krav-Magá(técnicas de auto-defesa israelense, que foi criada acho que pra ser usada na guerra, que tem desarmamento, imobilização, essas coisas). Eu fiz um curso de tiro/segurança pessoal uma vez, em São Paulo, com um israelense, que tinha ficado um tempão no exército daqui, e lá ele ensinou algumas técnicas de Krav-Magá, e eu te falo, o negócio é violento, é pra matar mesmo(por isso que eu acho que são técnicas de guerra). Eu tava meio assustado até no final porque eu ia ficar lá sozinho no final das contas né, e pra mim, o trabalho era só saber quem entra e quem num entra, mas enfim. Depois de mais ou menos 1hr de “treinamento”, eu fiquei por lá e ele voltou pra recepção e pras rondas dele.

Eu teria que ficar lá até as 5:00 da manhã. No final das contas, a noite inteira foi tranqüilidade master, nem qualquer barulhinho no mato ali perto, acho que vieram uns 3 ou 4 carros querendo entrar, e todos podiam entrar, alguns carros saíram(muitos carros, porque foi dia de casamento, e acho que tava acabando a festa a noite), mas eu passei horas sem ter o que fazer(aqui na recepção eu trago o computador, pelo menos(vale ressaltar que é permitido trazer o computador, livro, ou qualquer coisa pra passar o tempo)). Então eu li boa parte do livro que estou lendo, “Bom Dia Espírito Santo”, fui até meu quarto uma hora pra pegar meu mp3 pra ouvir umas pregações(ouvi umas 2 sem ser importunado).
Quando o movimento começou, já chegava perto das 5hrs, e eram carros que vem todo dia esse horário, como padaria, lixeiro, essas coisas. Antes de começar a jornada de trabalho nesse dia, como eu tava meio assustado, eu fiz uma power oração, amarrei tudo que era ataque, ou vontade de ser, tudo isso....e fui trabalhar...hehe
Quando deu 5 horas eu abri o portão, subi pra recepção e fiquei esperando até às 7:00 pra tomar café e ir dormir.
Essa foi uma das noites mais tranqüilas dos últimos tempos...hahaha

Amo vocês
Augui

Nenhum comentário: